Pão-de-Açúcar, patrimônio carioca
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O idealizador do projeto
Augusto Ferreira Ramos, engenheiro brasileiro, nascido em 22 de agosto de 1860, participava como Coordenador Geral da Exposição Nacional de 1908, realizada na Praia Vermelha, em comemoração ao centenário da abertura dos portos brasileiros às nações amigas, quando teve a idéia da construção de um caminho aéreo para o alto do Pão de Açúcar. Com o industrial Manuel Antonio Galvão e o Comendador Fridolino Cardoso conseguiu do Prefeito do Distrito Federal, Serzedelo Corrêa, autorização para a construção e operação do sistema teleférico, que compreenderia três linhas: uma ligando a Praia Vermelha ao alto do Morro da Urca; outra ligando os altos do Morro da Urca e Pão de Açúcar e a terceira ligando o alto do Morro da Urca ao alto do Morro da Babilônia. A terceira linha, ligando o Morro da Urca ao Morro da Babilônia não foi realizada, tendo em vista a prioridade dada ao Exército para a ocupação daquele morro.
A construção
No dia 30 de julho de 1909 foi concedida a autorização, com duração de 30 anos, para construção da gigantesca obra, outorgada pelo Decreto Municipal no. 1260, de 29 de maio de 1909. Com um capital inicial de 360 contos de réis, Augusto Ferreira Ramos e um grupo de amigos ilustres, fundaram a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e iniciaram em 1910 a construção do primeiro teleférico brasileiro.
Na obra trabalharam operários brasileiros e portugueses, com equipamentos e materiais importados da firma alemã J. Pohlig. Foram gastos dois milhões de contos de réis e quatro toneladas de materiais, que tiveram que ser transportados para o alto dos dois morros por centenas de operários realizando perigosas escaladas, numa ousada operação para a época.
A inauguração
O trecho inicial, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca, numa extensão de 575 metros e 220 metros de altura, foi inaugurado em 27 de outubro de 1912, quando subiram 577 pessoas ao Morro da Urca, ao preço de 2 mil réis pela viagem de ida e volta. O "Camarote Carril", como era conhecido o bondinho, construído em madeira, tinha capacidade para 24 pessoas e fazia o trajeto suspenso em dois cabos-trilho , sobre os quais deslizava com oito pares de roldana. A energia era fornecida por uma máquina elétrica de 75 HP e os freios elétricos davam ao sistema completa segurança. Cada viagem durava, em média, 6 minutos, a uma velocidade de 2 m/s (nos dois trechos).
Como é hoje
Horário de Funcionamento:
Diariamente de 8h10min às 22h - partidas do Bondinho a cada 30 minutos ou quando for alcançada a lotação máxima.
Duração da Viagem:
Praia Vermelha/Morro da Urca: 3 minutos.Morro da Urca/Pão de Açúcar: 3 minutos.
Velocidade do Bondinho:
Praia Vermelha/Morro da Urca:até 6 m/s (21.6Km/h)Morro da Urca/Pão de Açúcar:até 10 m/s (31Km/h)
Capacidade do Bondinho: 75 Passageiros
Altura do Morro da Urca: 220 metros
Distância Praia Vermelha/Morro da Urca: 528 metros
Altura do Pão de Açúcar: 396 metros
Distância Morro da Urca/ Pão de Açúcar: 735 metros
Endereço: Avenida Pasteur, 520 - Urca - Zona 0 - 2546-8400 / 2542-1641
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Dando continuidade ao papo sobre o Pão-de-Açúcar, deixo para vocês algumas informações bem bacanas sobre um dos maiores pontos turísticos do Rio. Vale a pena conhecer a história e principalmente o lugar, ao vivo e a (muitas) cores.
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Origem do nome
Origem do nome
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Há várias versões históricas a respeito da origem do nome Pão de Açúcar. Segundo o historiador Vieira Fazenda, foram os portugueses que deram esse nome, pois durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para transportá-lo para a Europa, que era denominada pão de açúcar. A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.
Há várias versões históricas a respeito da origem do nome Pão de Açúcar. Segundo o historiador Vieira Fazenda, foram os portugueses que deram esse nome, pois durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para transportá-lo para a Europa, que era denominada pão de açúcar. A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.
O idealizador do projeto
Augusto Ferreira Ramos, engenheiro brasileiro, nascido em 22 de agosto de 1860, participava como Coordenador Geral da Exposição Nacional de 1908, realizada na Praia Vermelha, em comemoração ao centenário da abertura dos portos brasileiros às nações amigas, quando teve a idéia da construção de um caminho aéreo para o alto do Pão de Açúcar. Com o industrial Manuel Antonio Galvão e o Comendador Fridolino Cardoso conseguiu do Prefeito do Distrito Federal, Serzedelo Corrêa, autorização para a construção e operação do sistema teleférico, que compreenderia três linhas: uma ligando a Praia Vermelha ao alto do Morro da Urca; outra ligando os altos do Morro da Urca e Pão de Açúcar e a terceira ligando o alto do Morro da Urca ao alto do Morro da Babilônia. A terceira linha, ligando o Morro da Urca ao Morro da Babilônia não foi realizada, tendo em vista a prioridade dada ao Exército para a ocupação daquele morro.
A construção
No dia 30 de julho de 1909 foi concedida a autorização, com duração de 30 anos, para construção da gigantesca obra, outorgada pelo Decreto Municipal no. 1260, de 29 de maio de 1909. Com um capital inicial de 360 contos de réis, Augusto Ferreira Ramos e um grupo de amigos ilustres, fundaram a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e iniciaram em 1910 a construção do primeiro teleférico brasileiro.
Na obra trabalharam operários brasileiros e portugueses, com equipamentos e materiais importados da firma alemã J. Pohlig. Foram gastos dois milhões de contos de réis e quatro toneladas de materiais, que tiveram que ser transportados para o alto dos dois morros por centenas de operários realizando perigosas escaladas, numa ousada operação para a época.
A inauguração
O trecho inicial, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca, numa extensão de 575 metros e 220 metros de altura, foi inaugurado em 27 de outubro de 1912, quando subiram 577 pessoas ao Morro da Urca, ao preço de 2 mil réis pela viagem de ida e volta. O "Camarote Carril", como era conhecido o bondinho, construído em madeira, tinha capacidade para 24 pessoas e fazia o trajeto suspenso em dois cabos-trilho , sobre os quais deslizava com oito pares de roldana. A energia era fornecida por uma máquina elétrica de 75 HP e os freios elétricos davam ao sistema completa segurança. Cada viagem durava, em média, 6 minutos, a uma velocidade de 2 m/s (nos dois trechos).
Como é hoje
No Pão de Açúcar atualmente funcionam dois sistemas teleféricos independentes, classificados como de grande porte, com dois bondinhos em cada linha, circulando em vai-vém (jig-back). O novo sistema aumentou a capacidade de transporte do teleférico de 115 para 1.360 passageiros por hora.
O bondinho pode transportar até 75 passageiros em cada viagem, que sai de 30 em 30 minutos, e é o único no mundo com as faces laterais totalmente transparentes devido ao acrílico utilizado, "plexi glass", de tecnologia de aviação.
O desenho dos novos bondinhos, medindo 5,40 x 3,00 m, em forma de bolha, com estrutura em duralumínio é exclusivo do Pão de Açúcar, idealizado e patenteado pela firma italiana Nardo, e premiado no 4º Salão de Montanha em Turim, em 1971.
Informações gerais sobre o passeio
O bondinho pode transportar até 75 passageiros em cada viagem, que sai de 30 em 30 minutos, e é o único no mundo com as faces laterais totalmente transparentes devido ao acrílico utilizado, "plexi glass", de tecnologia de aviação.
O desenho dos novos bondinhos, medindo 5,40 x 3,00 m, em forma de bolha, com estrutura em duralumínio é exclusivo do Pão de Açúcar, idealizado e patenteado pela firma italiana Nardo, e premiado no 4º Salão de Montanha em Turim, em 1971.
Informações gerais sobre o passeio
Horário de Funcionamento:
Diariamente de 8h10min às 22h - partidas do Bondinho a cada 30 minutos ou quando for alcançada a lotação máxima.
Duração da Viagem:
Praia Vermelha/Morro da Urca: 3 minutos.Morro da Urca/Pão de Açúcar: 3 minutos.
Velocidade do Bondinho:
Praia Vermelha/Morro da Urca:até 6 m/s (21.6Km/h)Morro da Urca/Pão de Açúcar:até 10 m/s (31Km/h)
Capacidade do Bondinho: 75 Passageiros
Altura do Morro da Urca: 220 metros
Distância Praia Vermelha/Morro da Urca: 528 metros
Altura do Pão de Açúcar: 396 metros
Distância Morro da Urca/ Pão de Açúcar: 735 metros
Endereço: Avenida Pasteur, 520 - Urca - Zona 0 - 2546-8400 / 2542-1641
Bilhetes para o passeio, que possibilitam subida e descida dos dois morros.
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Fonte: Site Oficial da Cia. Caminho Aéreo Pão-de-Açúcar (clique para saber muito mais!).
11 Comments:
At 7:35 AM, Michel said…
Eu adoro o Rio, mas a violência daí me faz pensar várias vezes em ir.
At 10:22 AM, Anônimo said…
Dani, gostei de conhecer a história do Bondinho,faz tempo que fiz esse passeio, e não pudemos fazer a segunda etapa, estava fechado pra gravação do filme do 007 com Roger Moore ainda! rs...beijos
At 12:10 PM, Leleco said…
Dani,
Adorei o post, meu amor. Linda continuação do outro post sobre o Pão de Açúcar.
O Pão de Açúcar é único no mundo, assim como a beleza do Rio de Janeiro, que violência nenhuma consegue apagar.
É incrível como a mídia transforma opiniões. As cidades de São Paulo e Vitória são mais violentas que o Rio de Janeiro, mas a mídia não diz isso. Nada justifica essa fama de cidade violenta. O Rio de Janeiro é a cidade mais bela do mundo. Não é à toa que a chamam de CIDADE MARAVILHOSA. Defendo a cidade, não por ser Carioca, mas acima de tudo, por ser brasileiro. Aqui é a porta de entrada do Brasil.
Tudo o que falam sobre a violência do Rio é desinformação ou até mesmo despeito. Nada justifica que alguém que more em São Paulo, Nova York, Vitória ou Recife venha à dizer que o Rio é violento ou coisas do gênero.
Quero deixar aqui minha indignação, pois o Rio, para mim e para milhões de Cariocas, Paulistas, Mineiros, Nordestinos, Norte Americanos e Europeus, sempre foi, é, e continuará sendo a Cidade Maravilhosa. Todas as grandes cidades do mundo são violentas, inclusive o Rio, São Paulo, Vitória, Nova York, Madrid, etc. A diferença é que no Rio as pessoas não se entregam jamais à bandidagem. Nós amamos nossa cidade, e vamos continuar a nossa vida da mesma forma, com o mesmo sorriso e bom humor.
Lindo Post mesmo, meu amor. Parabéns.
Mil beijões,
Leleco
At 2:48 PM, Mr. San said…
Vais acabar sendo Secretária de Turismo aí no Rio de Janeiro, Dani. Muito boa esta continuação do post de 28 de março. Um abração do tamanho do Pão-de-Açúcar, viu?
At 9:51 AM, Lyly said…
Oi Dani. Desculpe estar tanto tempo sem visitar seu blog. Eu adorei os posts sobre o Pão de Açúcar, realmente maravilhoso. Acredita, que uma vez eu fui convidada para conhecer essa coisa maravilhosa mas não tive coragem de subir ? Pois é, eu me arrependo até hoje disso.. Mas quem sabe uma proxima vez. Um grande abraço.
At 10:14 AM, Anônimo said…
Dani,
A idéia do San foi super legal. Já pensou vc trabalhando na Secretaria de Turismo do RJ?
Tenho certeza que tem talento para isso.
E aproveitando que estou aqui, quero te dizer que desde que conheci seu blog e passei a ler seus posts, percebi que vc é uma pessoa do bem e por isso se tornou um dos meus favoritos.
Desejo que vc tenha sucesso em sua carreira profissional e em sua vida, e que seja muito feliz com seu namorado.
Fiquei sabendo a pouco tempo que é o leleco.
Tudo de bom pra vcs
Um grande abraço
At 4:07 PM, Chris said…
Eu adoro o Pão e Açúcar e saber um pouco sobre sua história foi muito bom! Valeu Dani!
At 7:28 PM, Jôka P. said…
Aqui é tão bonito e superbacana que nem sei o que dizer.
Tô besta.
Vou só aplaudir, tá, Dani ?
CLAP CLAP CLAP !!!
CLAP CLAP CLAP !!!!
:D
Bj!
At 12:24 AM, Adri said…
Adoro saber essas histórias.
Mas na minha santa ignorância, achava que a viagem era tipo uns 20 minutos...não 3!
Quando fui ao Rio, meu pai vetou na hora a ida ao bondinho, pois ele tem medo de altura... e nós tivemos que aceitar...hehehhe
At 11:12 AM, Leleco said…
Dani,
Não deixo de ver seu Blog toda vez que entro na internet. Se toda vez que eu entrar em seu Blog eu deixar um comentário, acho que seus comentários atingiriam mais de 100 por dia.
Lindo Post mesmo. Linda música. Lindas fotos. Lindo texto.
Espero que hoje tenha ocorrido tudo bem, pois você merece sempre o melhor. Mais do que torcer por você, estou com você aonde quer que você vá. E sei que você está comigo também. TE AMO!!!
Mil Beijões, minha linda,
Leleco
At 7:56 PM, Anônimo said…
em breve eu volto... Bjos
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