Blog by Dani

terça-feira, abril 11, 2006

Pelos quatro cantos

..
Outro dia, num comentário, o San disse que eu deveria ser Secretária de Turismo do Rio de Janeiro, por conta dos meus textos sobre o Pão-de-Açúcar.
Pois está aí uma atividade que eu exerceria com o maior prazer: divulgar esta cidade linda pelos quatro cantos do mundo – e certamente não seria preciso um grande esforço para trazer novos turistas a cada ano.
.

.
É só chegar em Copacabana para constatar: eles estão sempre no Rio, seja qual for a estação. São facilmente identificáveis, seja pela aparência ou pela maneira como se vestem (costumam usar sandálias com meia ou aquelas havaianas com a bandeirinha do Brasil). Contemplam absolutamente embasbacados a deslumbrante paisagem carioca, filmam e fotografam tudo – com certeza voltarão.
.

.
Digam o que disserem, mas visitar o Brasil e não conhecer o Rio de Janeiro é como ir a Roma e não ver o Papa. É quase uma escala obrigatória, ainda que o destino seja uma outra cidade brasileira.
A cidade do Rio de Janeiro abriga uma grande e importante fatia da história do país, desde sua fundação, passando por seus costumes cosmopolitas, sua forte influência cultural e ampla projeção internacional. No Rio nasceu a Bossa Nova, uma inusitada mistura de jazz e samba, que levou o nome e o clima da cidade para o mundo, através de grandes talentos como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nara Leão, Dick Farney, além de vários outros.
.

.
Percebo que faz-se necessário estimular o turismo no Rio de Janeiro, nem tanto entre os estrangeiros, mas principalmente entre os brasileiros de outros estados, que alimentam um estranho preconceito ao carioca de um modo geral, e uma certa resistência à cidade. Muitos alegam ter “medo da violência”, mas as pesquisas acerca do assunto não deixam dúvidas: o Rio está dentro da média nacional, nas estatísticas feitas para outros estados. Não acredita? Leia tudo aqui, no texto "Esclarecimentos sobre a violência", do dia 4 de abril.
Também não é verdade que o carioca tenha se "acostumado" com a falta de segurança ou “banalize a violência”. O carioca apenas não se acovarda diante dos problemas. Continua saindo para estudar, trabalhar ou se divertir. Evita certos locais em determinados horários, protege-se como pode, mas segue vivendo sua vida, não se privando completamente de tudo o que a cidade proporciona.
.

.
O grande e real problema é que o governo estadual parece não existir – Rosinha e Garotinho são meras figuras decorativas. O governo federal, por sua vez, faz questão de ignorar completamente o estado do Rio. Estamos totalmente abandonados, mas isso, ao que me consta, não é algo que afete particularmente o Rio. O Brasil inteiro parece ter sido largado às traças por este governozinho-de-meia-tigela. Mas essa já é uma outra história...
.
.
Felizmente, o Rio não depende do governo - e nem de coisa alguma - para ser esta cidade maravilhosa...

9 Comments:

  • At 8:04 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Que coisa linda este Post. Parece que estou passeando pelo Rio através do seu Blog.

    Concordo com tudo que disse. O Estado do Rio está abandonado pelo Governo Estadual e pelo Governo Federal. Rosinha, Garotinho e o Lula ignoram que o Rio é a porta de entrada do país.

    Mas mesmo assim, amamos o Rio de Janeiro do mesmo jeito. Não importa o que falem, sabemos que aqui é a Cidade Maravilhosa e que podemos usufruir sempre dessa beleza.

    O país inteiro é muito bonito. Temos belezas naturais espalhadas por todas as regiões, mas não consigo ver no Brasil e no mundo, cidade igual ao Rio, uma perfeita mistura de praia e montanha...fora a Bossa Nova, que nasceu nessa cidade para o mundo todo.

    Não nos rendemos à violência nem a qualquer outro problema. Somos superiores aos problemas, e vamos sempre viver intensamente.

    Obrigado pelo post...faz bem para os olhos.

    Mil Beijões,
    Leleco

     
  • At 8:22 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ah..., o Rio de Janeiro continua lindo! Maravilhoso!
    Há menos de um mês fiz uma conexão nessa bela cidade...estava indo a Curitiba. Pena que foi uma passagem rápida.
    Faz tempo que não me divirto passeando pelo Rio de Janeiro.
    Bjos...muitas alegrias.

     
  • At 9:42 AM, Anonymous Anônimo said…

    Não resta dúvida que o Rio é dotado de belezas naturais e humanas...tenho grandes amigos aí e já passeei muito por Copa/Ipanema/Leblon, etc....
    Nosso país é maravilhoso! tem lugares fantásticos de Norte a Sul! beijos

     
  • At 10:19 AM, Blogger Jôka P. said…

    Lindo texto e fotos espetaculares!
    Não ponho a culpa só no governo desastroso, mas principalmente nas enormes desigualdades econômicas e sociais e na proximidade das favelas.
    Se tirassem as favelas já melhorava uns 90 %.
    bjs,
    Jôka P.

     
  • At 11:43 AM, Blogger Chris said…

    É, Dani! Estamos mesmo abandonados. Mas o Rio de Janeiro continuará sendo sempre lindo, mesmo sem governantes.

     
  • At 12:14 PM, Blogger Unknown said…

    Dani, você tem alma carioca. Você é alma gêmea de todos nós, cariocas; deixou de ser apenas do Leleco.

     
  • At 10:04 PM, Blogger Mr. San said…

    Realmente, meu irmão morou durante meio ano no Rio de Janeiro e não contou nenhuma história de violência na volta, embora a gente veja isso todos os dias no noticiário. Dani para a Secretaria de Turismo, já!!! Abraços e boa Páscoa, Dani.

     
  • At 1:00 AM, Blogger Sérgio said…

    Oi Dani
    eu sempre disse que sou um santista de coração, mas minha alma é carioca.O Rio é realmente lindo, e o povo carioca é caloroso, aconchegante, mas pena que seus governantes não deem a devida atenção.E nao estou falando apenas da capital, mas incluo também a Grande Rio e o interior muito pobre e carente.
    Quem sabe um dia isso não muda, mas toda mudança depende do nosso voto consciente.
    Beijo

     
  • At 8:56 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá Dani,

    A começar da forma que expõe as virtudes do RJ, assim como esse post, concordo com que o San disse e torço para que você tenha uma oportunidade.
    Você realmente tem capacidade para isso e muito mais.
    Um grande abraço e tudo de bom!

     

Postar um comentário

<< Home