Blog by Dani

quinta-feira, abril 06, 2006

Falando em português claro

.
No último dia 21, foi inaugurado em São Paulo o Museu da Língua Portuguesa, que é resultado de um projeto inovador e interessante,que mobilizou várias empresas e instituições.

Nos tempos da escola, as matérias preferidas eram justamente Português e Literatura. Por este motivo, fiquei absolutamente fascinada por este novo instrumento de cultura instalado no centro da capital paulista, que mistura didática, tecnologia e entretenimento. Sem falar do local: a belíssima Estação da Luz, recentemente reformada.
Quando tiver uma oportunidade, certamente irei lá conferir.

É a primeira instituição totalmente dedicada ao idioma natal do Brasil, e foi instalada em uma das mais belas construções do início do século XX na região do Pólo Luz-Santa Ifigênia, a Estação da Luz, que está mais bonita do que nunca após o restauro de sua fachada e salões.

O lugar passa a ser o ponto de encontro com a língua, a literatura e a história. Conta com espaços interativos e obras de arte que proporcionarão aos visitantes uma viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa, guiada por palavras, autores e estrelas brasileiras. O Museu ocupa o prédio acima da plataforma da Luz, onde funcionavam os escritórios da companhia férroviária. Parcialmente destruído por um incêndio, em 1946, e reconstruído na década de 50, o prédio passou por minucioso processo de requalificação e restauro para abrigar o museu. O projeto arquitetônico é de Paulo e Pedro Mendes da Rocha, pai e filho, que pela primeira vez trabalharam juntos.

O acervo do novo museu traz um vasto conteúdo sobre a história da língua, os idiomas que ajudaram a formá-la, as formas que ela assume no cotidiano e a criação da língua na literatura brasileira, entre outros assuntos, tudo transformado em informação virtual. Em vez de passear por uma sucessão de objetos e textos presos às paredes, na Estação Luz da Nossa Língua o público descobre a língua portuguesa por meio de filmes, audição de leituras e diversos módulos interativos. O projeto museográfico da Língua Portuguesa foi desenvolvido com a supervisão de Ralph Appelbaum, um dos grandes especialistas da área em todo o mundo – são dele os projetos do Museu do Holocausto de Washington e a sala de biodiversidade do Museu de História Natural de Nova York.
.
Orçado em R$ 37 milhões, o Museu da Língua Portuguesa é fruto da parceria entre IBM do Brasil, Correios, TV Globo, Petrobrás, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Educação, Instituto Vivo, Votorantim, Eletropaulo e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é da Fundação Roberto Marinho e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
.

Em todo o mundo, 270 milhões de pessoas falam português. A Estação da Luz foi, no passado, o ponto de encontro entre o português falado aqui e outros idiomas. A Luz era a primeira visão de São Paulo dos imigrantes que chegavam à estação em trens vindos do Porto de Santos. Hoje, a estação de trem continua a abrigar, diariamente, sotaques vindos de todas as partes do país.

O museu funcionará das 10 às 17 horas, de terça a domingo, e a entrada sai por R$ 4,00. Estudantes pagam meia e menores de 10 anos, assim como professores da rede pública, não pagam.

Para quem mora em São Paulo e tem interesse em conhecer o museu, recomendo que vá. E que depois conte tudo para mim!
.
Conheça mais sobre o Museu clicando aqui.

Ah: e continuo participando da "eleição" no Blog News. Votem aqui, que estou mal na briga (rs...)




10 Comments:

  • At 9:35 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Maravilhoso Post. Fiquei de queixo caído mesmo.

    Que lugar lindo, um lugar de cultura, que valoriza o principal bem do país, a Língua Portuguesa.

    De tão lindo e grandioso, o lugar é digno de qualquer país de primeiro mundo. Maravilhoso.

    Parabéns a iniciativa do Governo de São Paulo e as instituições que apoiaram. Um projeto incrível e oportuno. Parabéns também à Cidade de São Paulo pelo bem precioso que possuem.

    E para você, meu amor, que beleza de post. Está de parabéns mesmo. Lindas fotos, música e texto.

    Mil Beijões,
    Leleco

     
  • At 3:54 AM, Anonymous Anônimo said…

    Passo pela Luz, 2 a 3 vezes por semana. Até hoje, fui apenas na inauguração da última reforma. Isso há mais ou menos uns 5 anos (Júlio Prestes, 2001). Acontece algo parecido metros antes, onde fica a Pinacoteca. Não sobra tempo, não sobra vontade, não sobra um pouco de vergonha na cara. Visitarei, em breve. Beijo.

     
  • At 9:15 AM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani! eu também achei maravilhosa essa iniciativa, quem sabe assim incentiva nosso povo a conhecer um pouco mais sobre a nossa língua!
    Espero um dia poder visitar o local, beijos e boa sexta!

     
  • At 9:41 AM, Blogger Mr. San said…

    Por incrível que pareça, não sinto a menor atração por esse museu. Talvez por preferir encontrar a língua em seu "hábitat" natural, sei lá. Um grande abraço, Dani.

     
  • At 10:50 AM, Blogger Chris said…

    Eu também estou doida para conhecer. Acho que vou usar minhas milhas da Varig antes que eu as perca. :-)))

     
  • At 12:03 PM, Anonymous Anônimo said…

    Acho bacana, mas meu medo é que a Nossa Língua vire apenas obra de museu mesmo.
    Beijo.

     
  • At 12:19 PM, Blogger Jôka P. said…

    Tenho duas amigas queridas concorrendo nesse torneio de blogs.
    As duas são igualmente maravilhosas e não haverá perdedora ou vencedora.
    As duas já venceram.
    Não voto, porque seria uma escolha de Sofia.
    Ehrrr...no caso, a escolha de Jôka.
    Parabéns desde já.
    Bjs!
    JÔKA P.
    :D

     
  • At 10:11 PM, Anonymous Anônimo said…

    Gente, é com muita tristeza que eu vou dizer isso, mas´acho que vou demorar bastantão pra voltar a postar. Vou ter que parar até de redigir e-mail, pois a situação tá complicada. Foi só começar a digitar, pra dar grilo. Só vou digitar no meu estágio, mas espero voltar e postar. Lerei os escritos de vocês, pode deixar. Mas não se zanguem se eu não postar comentários... Não é minha culpa. é do meu braço...

    Bjos

     
  • At 7:43 PM, Blogger Unknown said…

    Não poderia deixar de passar por aqui e desejar um bom domingo, a você e ao Leleco. Ando sumido do blog. Tenho comentado um pouco mais no blog da Cora, onde andei anunciando o Alma Carioca pelo Google.

    Bom domingo. Seu blog está cada vez melhor. Altíssimo nível.

    PS. Adorei a Cássia Eller ao fundo.

     
  • At 10:00 PM, Blogger Pedro Luso de Carvalho said…

    Oi Dany,
    Gostei demais do teu Blog. É um dos melhores.
    Bem que gostaria de poder colocar música e relógio no meu blog, mas não consigo. Sequer sei colocar link.
    Caso possa me ajudar, te agradeceria.
    Um abraço.
    Pedro.

     

Postar um comentário

<< Home