Blog by Dani

sábado, abril 08, 2006

O homem que veio do espaço

.
.
Marcos César Pontes* retornou, são, salvo e sorridente da viagem que o levou ao espaço, há 10 dias.
Ele foi, plantou seus feijões, voltou, e a pergunta que não quer calar se mantém: e daí?
Embora reconheça o valor, o esforço e a inteligência de Pontes, não consigo enxergar qualquer ligação entre esta extravagância e a “consolidação na área da ciência” no Brasil – pretexto criado para enviá-lo a esta missão - afinal nós só enviamos o astronauta, não tivemos qualquer participação científica ou tecnológica neste programa.
Uma dinheirama saiu dos cofres brasileiros para financiar esta empreitada cósmica, e Lula fez o tenente-coronel de cabo eleitoral: é tudo o que se pode concluir.
Lamentei que Lula tenha se prevalecido do preparo de Pontes e do nosso dinheiro para incrementar sua campanha política. Chegaram a declarar que os milhões gastos “não farão falta nenhuma ao Brasil, pois o valor investido corresponde a 1% do orçamento do país”. Sei. Quando é para aprovar projetos que propõem o aumento do salário mínimo, não é bem o que dizem. Enfim, o que Lula queria, conseguiu: mandar o Brasil para o espaço. Literal e metaforicamente.
.
Se para nós este episódio não gerou nem gerará efeitos concretos, para o astronauta certamente significou uma experiência única, reveladora e inesquecível. Quem deixa este planeta, ao voltar, passa a encarar a vida e tudo o que o cerca de forma diferente. Ao ter a oportunidade de vislumbrar a grandiosidade do universo, acaba por constatar toda a inutilidade da problemática humana e a mesquinhez de suas relações. Vêm em sua cabeça todos aqueles princípios filosóficos que discorrem sobre a morte e o sentido da existência, e chega-se à conclusão de que o sentido da vida não tem sentido nenhum - o que poderá comprovar um paradoxo: é preciso sair da Terra para ter os pés no chão.
.
* Marcos Pontes, nascido em Bauru (SP) em 1963, é um valoroso brasileiro, não resta dúvida. Além do impressionante currículo e do ótimo desempenho nos rigorosos testes e treinamentos da Nasa, possui uma sensibilidade bastante apurada para as artes, especialmente a música e as artes plásticas. Nosso astronauta é, na verdade, um indivíduo de múltiplos talentos que, curiosamente, conserva a simpatia e a simplicidade das pessoas verdadeiramente admiráveis.
.
Acesse aqui o site do cosmonauta brasileiro!

13 Comments:

  • At 5:51 PM, Anonymous Anônimo said…

    Concordo com tudo o que disse. Ele tem seu mérito, não tenha dúvida, do contrário nem teria ido ao espaço. Mas o Lula ter pego carona é o fim da picada. Ainda se fosse uma carona mesmo, td bem, o pior é que pagou caríssimo, para realizar o sonho do brasileiro. Um Brasil ainda com fome de segurança, saúde, educação, bla, bla, bla e um gasto de 10 milhões de dólares numa pesquisa que nada tem de útil cientificamente é o ó.
    Esse seu cãozinho é muito fofo. :)
    Beijo.

     
  • At 7:11 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    O que dizer do Lula? Temos que responder nas urnas, mas mesmo assim esse safado pode se reeleger. Ele ainda engana muitos...

    Milhões de dólares foram gastos para plantar feijões no espaço. Quando será a vasta colheita? Para que servirá este experimento?

    Como sempre seus posts são criativos e dizem tudo....música melhor não poderia achar...rs

    Quem sabe na próxima viagem espacial conseguimos mandar o Lula e seus capangas de corrupção...

    Mil beijões, meu amor,
    Leleco

     
  • At 11:56 PM, Blogger Mr. San said…

    Já pensou ter os feijões plantados aqui e destruídos numa invasão do MST? Ia ter petista achando tudo muito certo. Um abração, Dani.

     
  • At 5:47 AM, Blogger Nelsinho said…

    Considerando que esses 10Mi seriam de qualquer forma malversados em intestinas transações, prefiro concluir que a verba não foi mal gasta, se pensarmos em termos de ufanismo nacional e estímulo ao estudo e vontade de "chegar lá" eventualmente injetados nos muito jovens...

    Como entusiasta de aeronáutica e amante de tudo o que voa, tenho grande respeito pelo piloto Marcos Pontes, que passou por longos anos de preparação e qualificações que muito poucos teriam condições de atingir.


    Nelsinho

     
  • At 9:49 AM, Anonymous Anônimo said…

    Dani,concordo com vc. O Cel.Marcos Pontes vem se preparando há 8 anos pra essa missão e o Lula agora quer os louros pra ele e nesse caso pelo menos vimos pra onde foi o dinheiro e os outros milhões?foram pro espaço e sem previsão de retorno à Terra!
    beijos e boa semana!

     
  • At 10:06 AM, Anonymous Anônimo said…

    O astronauta merece o mérito, afinal se preparou 8 anos. Folgado é o lula que quer pegar carona no sucesso do rapaz.

     
  • At 10:46 AM, Blogger Chris said…

    Oi, Dani! Foi um dinheirão mesmo. Dinheiro que poderia ajudar muitas famílias carentes. Se bem que o Lula não pára de enfiar gente no Bolsa Família, para aumentar a quantidade de eleitores. Acho que ele está pouco se importando com dinheiro...

     
  • At 12:21 PM, Blogger Chris said…

    Pois é, Dani! Eu fiquei enchendo o saco do meu marido um tempão para ele me levar pra ver este filme. Fui achando que era um romance lindo e me dei mal! Não era nada do que eu imaginava... e deu um sono danado. Mas cada um tem a sua opnião e, de repente, vale a pena você ir assistir para tirar as suas próprias conclusões. Mas não vá esperando grande coisa, como eu fui. Assim a decepção é menor. :-)))
    []'s

     
  • At 7:09 PM, Blogger Jonas Prochownik said…

    Quem deveria ir para o espaco era o LULA!!!! Uma boa semana pra vc. deseja o Jonas.

     
  • At 10:34 AM, Anonymous Anônimo said…

    às vezes olho pra as atitudes dos brasileiros e dos governantes(aqueles que administram nosso dinehiro) e lembro do ditado "come chuchu e arrota caviar"

     
  • At 3:32 PM, Blogger Unknown said…

    Dani, você escreve gostoso (queria achar uma palavra melhor, se houvesse, mas não encontrei). Não deve nada aos melhores cronistas dos nossos jornais. E supera a grande maioria deles.

    Seu texto é objetivo, sem abobrinhas, e vai direto ao ponto.

    Outro dia vi na TV o caso de uma cientista, com projeto de interesse de toda a humanidade, que parou seu trabalho por falta de verbas. E iria precisar de bem menos do que foi gasto nessa viagem.

    As prioridades desse governo são de arrepiar.

     
  • At 9:49 AM, Blogger Luci said…

    Dany,
    como o lula disse que "é a viagem" que gostaria de fazer, vamos mandá-lo rapidinho pro espaço!
    bjs!

     
  • At 2:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Enquanto os americanos pesquisavam e trabalhavam com nano-tecnologia, marcos pontes estava plantando feijão, cara isso é humilhante

     

Postar um comentário

<< Home