Blog by Dani

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Valentine's Day

.
O Valentine's Day é tradicionalmente o Dia dos Namorados americano, mas é comemorado também em outros países, neste mesmo dia - 14 de fevereiro.
E, para quem gosta de histórias...
.
Como várias outras histórias e lendas, há sempre mais de uma versão. Uma das mais conhecidas, narra a história de um padre, chamado Valentim, que no século 3 na Roma Antiga, teria sido condenado à morte, por ir contra a ordem do Imperador Claudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras. Para o Imperador, os solteiros eram melhores combatentes. O Padre Valentim foi executado no dia 14 de fevereiro.
Outra versão diz que no século 17, ingleses e franceses celebravam o Dia de São Valentim no dia 14 de fevereiro como a união do Dia dos Namorados. Nos EUA, a data passou a ser comemorada um século depois como Valentine‘s Day (Dia de São Valentim).
Há ainda uma outra versão mais inusitada que diz que na Idade Média acreditava-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia do acasalamento dos pássaros e nesta data os amantes aproveitavam e deixavam mensagens de amor na porta das moças.
.
Ou...
.
Não se sabe ao certo quem foi São Valentino. Constam nos registros da igreja duas pessoas com esse mesmo nome, e que estiveram presas na cadeia. Um deles foi preso por celebrar casamentos contra a vontade do imperador romano há quase 1700 anos. O outro, por ter ajudado alguns cristãos. Na cadeia ele se apaixonou pela irmã cega do carcereiro e curou sua cegueira. Acredita-se que ele tenha sido decapitado em 14 de fevereiro do ano de 269 depois de Cristo.
.
Não importa em que dia se comemore o Dia dos Namorados - comercialmente, pode ser em 14 de fevereiro ou 12 de junho. Mas, se há amor, isso já é motivo para comemorações diárias!

14 Comments:

  • At 8:22 PM, Blogger tarsofagundes said…

    No momento, sem muito a declarar sobre o dia dos namorados. Esperemos junho para falar melhor sobre tal assunto. Dou vivas às suas comemorações, pois acho realmente importante essas demostrações. Contudo, como diz aquela música da Joan Baez: "Love is just a four-letter word". Para o bom entendedor...

     
  • At 8:54 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ah, Dani, vc é demais! Eu queria escrever alguma coisa hoje sobre o Valentine's Day, mas vc já escreveu e eu adorei! :) Beijos! :)

     
  • At 8:57 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Feliz dia dos namorados, meu amor.
    Não me importa qual dia seja o dia dos namorados, pois tenho que comemorar todos os dias o fato de ter a melhor namorada do mundo.

    TE AMO!

    Esse post esclareceu muitas coisas para mim. Ótimo post, meu amor.

    Mil Beijões

     
  • At 9:19 PM, Blogger Jôka P. said…

    DANI,
    arrasou com essas informações bacanas e a música ao fundo.
    É o Brandembourg número 3 de Bach ?
    Ou Jesus alegria dos homens ?
    Bjs!
    Happy Valentine´s Day !
    :D

     
  • At 12:24 AM, Anonymous Anônimo said…

    Muito bom o seu texto... Gostei mesmo... Só acho que faltou mencionar que aqui no Brasil a data do dia dos namorados é mais no meio do ano por um motivo bastante inusitado... O carnaval às vezes cai no meio de fevereiro e com isso o Dia dos Namorados (quando no meio do carnaval) teria uma conotação não tão romântica quanto a que se esperava que tivesse...

    Beijos,

    Rangel

    PS.: Saudades, muitas saudades....

     
  • At 2:30 PM, Blogger Tuka said…

    E os americanos, problemáticos e inseguros que são, ficam absurdamente tensos para arrumar um "Date" nesse dia. É uma coisa de louco. E tem também a mania de se mandar cartões. O presente lá nem é tão importante, já o cartão...

     
  • At 10:30 PM, Anonymous Anônimo said…

    Muito bem lembrado viu...
    Big Beijos

     
  • At 9:14 AM, Blogger Caíla said…

    Excelente abordaegem histórico-religiosa e cultural da data! Gostei do teu espaço! Abraços

     
  • At 3:04 PM, Anonymous Anônimo said…

    bom, tomara q essa coisa de Valentines´s day nãopegue por aqui, como o dia das bruxas...já basta a pressão do Dia dos Namorados no dia 12 de junho.

    Ninguém merece 2 dias dos namorados... :-/

     
  • At 7:29 PM, Blogger Michele said…

    Quando estou solteira, tudo o que eu NÃO preciso é de mais um dia dos namorados! rs

    Uma amiga recebeu flores. A outra telefonemas melosos. Michelinha??? Nada!

    Buááááá!

     
  • At 7:49 PM, Blogger Michel said…

    Pra mim, todo dia é dia.

     
  • At 10:06 AM, Blogger Lyly said…

    Passando para deixar um beijo e desejar bom final de semana.

     
  • At 8:24 PM, Blogger Caíla said…

    Muito obrigada pelo comentário no meu blog. Apareça sempre para um chimarrão! beijos

     
  • At 1:06 AM, Anonymous Anônimo said…

    oii Dani,

    Seu blog sempre com curiosidades e informações bem interessantes.
    na verdade, sua observação foi o mais importante desse post, porque o dia dos namorados podemos comemorar a qualquer momento! rs.
    E olha só que legal, seu post valeu até a declaração do seu namorado!
    Felicidades
    Tudo de bom
    bjs

     

Postar um comentário

<< Home