Blog by Dani

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

No topo da lista

.
Recentemente, terminei de ler Ponto de Impacto, o quarto livro de Dan Brown lançado no Brasil, pela editora Sextante. Seguindo o estilo inconfundível do escritor, a trama é complexa e bem construída, recheada de informações interessantes.

Há quem diga que o que Brown produz é literatura de consumo, mas é preciso reconhecer a qualidade de sua narrativa. Com uma impressionante riqueza de detalhes – que nos faz ter uma idéia exata de cenários, atitudes, expressões faciais e até intenções - as histórias possuem uma dinâmica cinematográfica, e os capítulos são estruturados de forma a terminar exatamente no clímax da “cena”, absorvendo o leitor até a última linha. Sua vocação para o suspense é realmente extraordinária, e a quantidade de informações que insere ao tema-base são surpreendentes, tanto quanto os sagazes personagens que cria.

Sem dúvida,
O Código da Vinci – o primeiro livro do escritor a ser lançado por aqui – provocou mais interesse e mais polêmica, e seu lançamento antes dos outros não foi por acaso. O título soava misterioso e enigmático, e a história, por conter alusões à religião e à Igreja, gerou uma série de discussões em todo o mundo, inclusive no Vaticano, e em alguns países islâmicos o livro foi proibido. Além disso, muitos autores pegaram carona no assunto e lançaram livros encarregados de desmistificar/contestar as questões levantadas por Brown.

O resultado de tantos comentários e especulações foi uma espetacular venda mundial de livros, que elevou Dan Brown ao olimpo dos escritores de renome mundial, e tornou ‘O Código’ um best-seller quase interplanetário.
Na verdade, O Código Da Vinci serviu de carro-chefe para os títulos do autor lançados posteriormente, que inegavelmente venderam muito e eram igualmente inteligentes – mas que vieram no vácuo do primeiro, que figurou por vários meses no topo de todas as listas dos mais vendidos. É um daqueles casos em que o indivíduo usa seu talento de forma absolutamente oportuna e proveitosa.
Com todo este sucesso, não era de se admirar que
Anjos e Demônios, Fortaleza Digital e Ponto de Impacto também encabeçassem listas. (No ranking da revista Veja desta semana, Ponto de Impacto aparece em primeiro entre os ficcionais mais lidos, O Código da Vinci em terceiro, Anjos e Demônios em sexto e Fortaleza Digital ocupa a oitava posição). Podem não causar o mesmo fascínio proporcionado pelo primeiro (pois o estilo sempre parecido leva a uma certa previsibilidade), mas ainda assim são leituras instigantes, com conteúdos extraídos de vastas pesquisas feitas pelo autor e coletadas das mais diversas fontes.

Anote, portanto, a fórmula do sucesso utilizada por Dan Brown:

Um casal extremamente inteligente + um cenário impactante + um misterioso assassinato + tecnologias avançadas + uma variedade de conhecimentos + uma seqüência de momentos tensos + um desfecho pretensamente inesperado.

Pronto. Temos um bom suspense para ler nessas noites chuvosas.
Que venha o próximo.


>>> Para conhecer o site oficial de Dan Brown,
clique aqui. Lá você encontra fotos, jogos e informações sobre o autor e seus livros.

>>> Para ficar por dentro das filmagens de O Código da Vinci, com Tom Hanks no papel de Robert Langdon, não deixe de ver tudo aqui.

11 Comments:

  • At 10:34 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Infelizmente não tenho o hábito de ler diariamente. Acho que os livros de direito ocuparam minha vida desde o começo da faculdade, e só agora estou me inserindo neste hábito de ler livros.

    Estou lendo O Código da Vinci, e espero terminá-lo antes da estréia do filme.

    Já passei da metade, e o livro é realmente ótimo. A História prende nossa leitura e há um clima de suspense em cada frase.

    Lembro do seu post falando sobre o impostor chamado Paulo Coelho. Não há como não dizer dos méritos do Dan Brown. Este vende livros com qualidade, ao contrário do pseudo mago charlatão.

    Ótimo post. A música acompanha o tom de suspense dos livros...

    Mil Beijões, meu amor.

     
  • At 12:30 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dani! Eu também curto o Dan Brown. Li "O Código Da Vinci" e "Anjos e Demônios". Os outros não comprei porque vi que o estilo era o mesmo... e na época tinha enjoado. Mas esse último quero ler sim!!! Vale a pena?
    Estou ansiosa para assistir o filme! :) Beijos!!!!

     
  • At 3:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Li "O Código Da Vinci" e "Anjos e Demônios". E Adorei, mais o segundo do que o primeiro até. Agora espero ler o resto, mas não gosto de ler os livros dele um atrás do outro pq se misturam, exatamente por term a mesma formula...

    Beijos

     
  • At 8:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    depois que eu ler Clarice Lispector, acho que quero ler Dan Brown... Bjos

     
  • At 11:10 AM, Blogger Lyly said…

    Bom dia Dani. Eu li o Código Da Vinci em 5 dias, fiquei presa ao livro, eu o achei maravilhoso !!!! Realmente ele soube bem o que fazer. Quando eu conseguir vou ler os outros títulos dele. Beijos.

     
  • At 11:55 AM, Blogger Nelsinho said…

    Só agora comecei a ler o "Código Da Vinci" e mesmo assim só quando estou a bordo, digerindo aos poucos o original em inglês.

    Parece que não estou muito Up-to-date, né?

    Nelsinho

     
  • At 1:03 PM, Blogger Ana Julia said…

    Dani, vc disse td lá no meu blog... hj, quem ganha bem é esse povo que nãoprecisa se esforçar que nem eu: apresentador de tv, político, etc...
    quanto ao livro... tô faltando ler esse e imagino que seja tão bons quanto os outros, que eu adoooorei! Podem falar o que for de Dan Brown, mas ele escreve suspense como ninguém e sabe escolher bem os temas de seus livros!
    bjos!

     
  • At 12:40 PM, Blogger Michele said…

    Eu estou uma vergonha só... Só li um livro das férias. E agora tô sem tempo pra ler... :(

    Mas estou curiosíssima a respeito do Código da Vince. Esse eu queria ler... Pelo menos antes de ver o filme...

     
  • At 7:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    oii Dani,
    Já estava com saudades dos seus belos textos, sempre com um conteúdo muito bom!
    Eu ainda não posso falar nada sobre o autor, já que ainda não li nenhum livro dele.
    Mas tem sido um sucesso os livros dele!
    E vc está bem?
    A partir da semana q vem meu tempo ficará curtíssimo, por causa da faculdade.
    mas estarei por aí!
    ótimo fim de semana pra vc
    bjo

     
  • At 9:04 AM, Blogger Mr. San said…

    Assim que lançaram O Código DaVinci, fiquei com vontade de ler. Deixei passar e até agora não o fiz. Talvez assista ao filme primeiro, quando estiver em cartaz. Mesmo sabendo que o livro – como em quase todas as adaptações – deve ser bem melhor. Um grande abraço e boas futuras leituras, Dani (conte sempre pra gente, viu?).

     
  • At 9:58 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dani

    ótima semana pra vc
    Tudo de bom
    bjos

     

Postar um comentário

<< Home