Blog by Dani

domingo, fevereiro 05, 2006

Charges da discórdia

.
Nesta semana, doze charges - dez delas com caricaturas do profeta Maomé - receberam a alcunha de "charges da discórdia", por terem provocado reações exageradas por parte dos países muçulmanos. Bandeiras dinamarquesas foram pisoteadas, incineradas e pintadas com gestos considerados ofensivos pelo mundo árabe. Claras ameaças foram feitas aos países que teriam publicado as ilustrações, e embaixadas foram incendiadas.
.
A disputa sobre as charges de Maomé faz parte de uma série de confrontos culturais similares entre o Islã e o Ocidente, começando pela sentença de morte decretada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini contra o escritor britânico Salman Rushdie, cujo livro Os Versos Satânicos o líder espiritual do Irã considerou "blasfêmia" em 1989. Em 2004, o cineasta holandês Theo van Gogh foi assassinado a tiros e facadas por um jovem muçulmano ofendido com seu filme Submissão, que critica o tratamento dado às mulheres nas sociedades islâmicas.
.
O que me admira é que, em pleno século XXI, ainda se tenha notícia de fatos desta natureza, motivados pelo extremo fanatismo religioso e - mais do que isso - por uma insaciável sede de sangue e vingança.
Os dois fatores estão interligados, e há séculos o Oriente Médio é palco de constantes conflitos e guerras, que são cometidos em nome de uma religião cujos preceitos parecem não ter sido bem elaborados ou não ter sido corretamente interpretados por seus seguidores.
.
A revolta devido às caricaturas, publicadas primeiramente por um jornal dinamarquês e depois em outros países, disseminou-se pelo mundo muçulmano. Um dos desenhos mostrava o profeta Maomé com um turbante em forma de bomba. O Islã proíbe qualquer representação do profeta.
.
O diálogo fica difícil com quem se recusa a aceitar que as escolhas humanas possam estar acima das leis que considera emanadas por seu deus.
.
A publicação dos desenhos foi como mexer num vespeiro: é preciso muito pouco para que os fundamentalistas decidam deflagrar uma nova guerra, pois, ao que parece, quando não há uma razão, eles mesmos incumbem-se de criá-la.
Como se isso não bastasse, eles não possuem o menor senso de humor.
.

Saiba mais detalhes sobre os desdobramentos deste fato clicando aqui.

17 Comments:

  • At 11:39 AM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    É com enorme felicidade que abri seu Blog e encontrei este novo post.

    Não consigo entender este fanatismo. Já sabemos que este fato não é novo. Então, por que provocam este tipo de situação? O que acaba acontecendo é que milhares de pessoas correm o risco de ataques terroristas... Povo bobo....rs

    Mas o fanatismo não ataca somente os muçulmanos, mas como evangélicos, católicos, torcedores de futebol, eleitores, etc.

    Você colocou um fato importante. Realmente não vejo nenhum senso de humor no pessoal do Oriente Médio.

    Muito se falou também da liberdade de expressão da imprensa, mas neste caso é melhor não provocar muito essas reações.

    Ótimo Post, meu amor.

    Mil Beijões...

     
  • At 2:27 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu acho que aquela região, não tem mais jeito. Uma bela bomba resolveria todos os problemas, já que látudo é resolvido na base da explosão.
    Eles se matão por tudo, o vizinho espirrou, bomba nele, o cara da frente olhou para o lado, bomba nele... É melhor já explodir todo mundo de uma vez só.

     
  • At 2:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    ops...MATAM...

     
  • At 2:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Infelizmente eles distorcem todo sentido de religião...

    Pois ligados a Deus (idependente do nome que eles deem) é que eles não estão com toda essa violencia...

    Beijos

     
  • At 3:51 PM, Blogger Jôka P. said…

    Não gosto de nenhuma religião.
    Toda crença religiosa leva sempre à discriminação e acaba dando m3rd*@ !
    A história prova isso.

    Bj!

    Jôka P.

     
  • At 4:45 PM, Blogger Michel said…

    Por uns o restante leva a fama.
    É sempre assim.
    Os fanáticos são poucos perto da restante comunidade árabe pelo mundo.
    É uma pena.

     
  • At 7:44 PM, Blogger Mr. San said…

    Disseram que Maomé não pode ser retratado... ahahah! Que pretexto mais mentiroso. Como é que nunca saíram queimando enciclopédias por aí, ou mesmo protestando contra a internet (digite Maomé na busca de imagens do Google, por exemplo)? Ódio contra o Ocidente, nada mais do que isso esses fanáticos têm. Alá tenha pena deles e do falso martírio a que se submetem.

     
  • At 9:10 AM, Blogger Lyly said…

    Eu fico indignada pela forma como eles seguem a religião. Se as mulheres que não fazem nada a eles já fazem mal a elas, imagine esse tal cartunista (é assim que se fala ?) se o pegassem. Abraços Dani.

     
  • At 5:53 PM, Anonymous Anônimo said…

    sabe, isso vai provocar tantas desgraças. Acho que a cultura d eum povo não deve ser mexida... Não se deve mexer com a religião da spessoas... Nem com uma figura tão antiga. Eles são muito radicais. Não entendem piadas... Tenho medo do que pode acontecer aos dinamarqueses.

     
  • At 6:29 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Estou aqui mais uma vez. Tenho muito medo de religião, seja qual ela for. Onde existe fanatismo, existe a intolerância.

    O que não devemos fazer é confundir os religiosos com o povo de um país. Os terroristas existem, mas não são a totalidade daquele povo.

    É difícil enxergar alguma solução para este conflito, pois sempre foi atual e permanente.

    Mil Beijões, meu amor.

     
  • At 3:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    Que horror né? Me apavoro com a ignorância do homem.
    Beijosss!!!!

     
  • At 10:48 AM, Blogger Tuka said…

    Isso nunca vai ter fim. Por isso que ainda acho que acima de qualquer coisa há de se respeitar a crença alheia e principalmente, não mexer em vespeiros como esse.

    Saudaaaaaaaaaaades daqui!

     
  • At 10:50 AM, Blogger Tuka said…

    Só mais uma coisa: seu link finalmente está lá na Casa. Muito justamente, por sinal.

    Beijão

     
  • At 1:14 PM, Blogger Nelsinho said…

    Dani

    Costumo reagir muito mal às tentativas de cercearem o meu direito de descrer, questionar, criticar as religiões em geral e a "minha" religião tradicional em particular.

    Os muslims estão definitivamente dispostos a, na mira das armas, colocarem todos os habitantes deste planeta de joelhos e de cú pro ar.

    Em alguns sites e "foruns", venho escrevendo muito sobre o inferno que se aproxima. No meu Bloguinho, aproveitei há alguns meses um tema, para baixar o malho nessa escumalha que está de olho no domínio do mundo.
    Resquícios

    Nelsinho

     
  • At 1:19 PM, Blogger Nelsinho said…

    Dani

    O link não funcionou!
    A materia está em julho/05, se houver interesse em ler...
    http://mukandas.blogspot.com/2005/07/resqucios.html


    Nelsinho

     
  • At 6:36 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi me chamo Carol, e estava fazendo 1 pesquisa na net sobre as charges do profeta Maomé qd encontrei seu blog. Eu adorei!Eh td bem feito e organizado! Ah antes que eu m esqueça, valeu por colocar a foto da charge eu precisa p/ 1 trabalho. VALEEUUUU!!!!!

     
  • At 2:26 AM, Anonymous Anônimo said…

    Na verdade as charges representam apenas uma gota d água , pra fazer derramar esse copo ,,, cheio de pobresa , atrazo , a anos de ressentimentos com o ocidente ,,,
    A religião é a Pimenta certa , e que hles dá poder p/ revinvidicar toda essa perda.....

     

Postar um comentário

<< Home