Earth Day
.
Vi no jornal e depois no "Gogól": hoje é o Dia da Terra. Essa mesma, que desde os primórdios nos encarregamos de tornar um lugar insuportável, e que periga nos cuspir para fora dela a qualquer momento.
.Eu até poderia começar aqui um longo discurso sobre o efeito estufa, o aquecimento global, a poluição das águas e do ar, etc e tal. Mas meus sete leitores, pessoas informadas que são, já estão carecas desse trololó. E, para ser bem sincera, esse assunto também me estressa um pouco. Só acho é que, no ponto em que chegamos, dificilmente será possível reverter os efeitos de tantos maus-tratos que nosso pobre planetinha vem sofrendo.
E pensar que o Earth Day passou a ser celebrado por causa de um americano! (O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e, a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.)
.
O mundo está mais quente, as calotas polares estão derretendo, icebergs vagam por aí com pingüins e focas a bordo, sem saber para onde estão indo. Minha mãe teme que Copacabana seja engolida por um tsunami. Capaz mesmo.
Fala-se muito em "conscientização". Conscientização, para mim, é aquela coisa que todo mundo até tem, mas que não usa para nada.
Informação não é o que falta. O que faltou esse tempo todo e continua faltando é alguém se propor a dar uma solução que ao menos mantenha a crise ambiental estacionada.
.
.
Quando eu era criança, ouvia a professora de Ciências dizer que era preciso cuidar do meio-ambiente, proteger os rios e florestas e controlar a emissão de gases poluentes, porque a Terra corria um grande perigo. E, vejam bem, isso foi há uns 20 anos.
.De lá pra cá, nada disso que minha professora nos transmitia a título meramente didático foi feito. Pelo contrário: a fome de dinheiro e o descaso - principalmente dos países mais ricos - só agravaram os já graves problemas. .
.
Agora, nas aulas de Ciências, a recomendação deve ser outra: salve-se quem puder. Ou melhor, SE puder.
.
Marcadores: Datas, Meio Ambiente, Opinião
7 Comments:
At 5:20 PM, Leleco said…
Dani,
Acho que fizeram mais um dia para lembrarem para gente que nunca farão nada para frear a destruição da Terra.
Acho que todo mundo se lembra da infância no colégio. As professoras mandavam fazer maquetes, cartazes e trabalhos sobre o meio ambiente. Lembro que na época de colégio, o governo proibiu a fabricação do desodorante "Avanço Powder Dry", por conter CFC, que prejudicava a camada de Ozônio. O Desodorante era bom mesmo...ficava tudo geladinho, e uma camada protetora.
Mas não interessa aos grandes poluidores mundiais deter o "avanço" da destruição do nosso meio ambiente, pois isso acarretaria prejuízo aos seus bolsos...
Adorei o seu post.
Mil beijões, meu amor,
Leleco
At 6:26 PM, Anônimo said…
Dani, vc. tem bem mais que 7 leitores...rs...
nos meus tempos de escola também lembro dos professores de ciências e geografia falarem que precisávamos cuidar do meio ambiente e tal, mas nunca vi nada ser feito naquela época e hoje muito pouco ainda se faz....a Discovery Channel passou um especial sobre o Dia da Terra:
http://www.discoverybrasil.com/terra/dicas/index.shtml
beijo e bom domingo!
At 12:34 AM, Mr. San said…
O clima já enlouqueceu outras vezes, só que não contava com a mãozinha do homem pra piorar ainda mais as coisas. Sabe-se lá o que o futuro nos guarda. Vamos esperar pra ver fazendo a nossa parte, por mais modesta que seja. Um grande abraço e tudo de bom, Dani.
At 4:13 PM, Micha Descontrolada said…
é preciso cuidar mesmo...
/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_.................
At 7:35 AM, Taia said…
Para mim, dia 22 de abril foi e sempre será o dia do Descobrimento do Brasil.
O que não deixa de ser o dia da Terra, da minha Terra Brasilis.
Beijo Dani.
At 6:21 PM, Barbara Lucas said…
tadinho do nosso planetinha
..
estamos muito negligentes... todos preocupados com coisas que não são realmente prioridade.
lembra q há 20 anos o máximo da proteção em filtro solar era o fator 8?
hoje já tem o fator 100...
At 3:49 PM, Pensamentos meus... said…
O modelo economico (neoliberal) defendido como o único possivel para o "bom andamento da sociedade" despresa tudo o q o contraria. Por isso a degradação do ser humano e dos recursos necessários para a sobrevivencia do mesmo. Bjx garota linda.
Postar um comentário
<< Home