Blog by Dani

quarta-feira, setembro 14, 2005

O tal do portifólio


Na busca por um emprego vale tudo – até mesmo querer trabalhar na área que escolhi! Pretensiosa, mas ao mesmo tempo sem um pingo de esperança, mandei meu modesto curriculinho para uma agência de publicidade daquelas grandes, cheias de andares e salas decoradas à la Hans Donner. Não estou iludida: sei que não há nenhuma chance. Não tenho uma vasta experiência, nem portifólios maravilhosos para apresentar. Aliás, não tenho portifólio nenhum. Na verdade, o que tenho é essa minha cara, a pouca coragem que ainda me resta e idéias em fase embrionária. Mas o imperador da agência lá quer saber de idéias? Mesmo que eu fosse chamada para uma entrevista, como poderia chegar lá de mãos abanando, sem o bendito portifólio para provar que um dia produzi algo? Eles esperam alguém que lhes forneça provas concretas da sua capacidade, coisa que não tenho (não tenho as provas; quanto à capacidade, só testando para saber... rs).

Então cabe a pergunta: por que mandei meu modesto curriculinho?
Porque foi nisso que me formei; porque desde a mais tenra idade gosto de desenhar, pintar, escrever e criar coisas (não havia papel e lápis de cor que chegassem, e na falta destes, uma boa parede branquinha servia); e porque minha eterna - e infrutífera - busca por um trabalho qualquer ainda não anulou por completo o meu desejo de seguir a carreira que escolhi.
Mas eles só querem saber do portifólio.

2 Comments:

  • At 9:55 AM, Blogger Unknown said…

    Dani,

    Entendo bem o seu problema. Tenho uma filha com 29 anos, Daniela, arquiteta, que trabalhou muito em loja, vendendo móveis, até conseguir finalmente trabalhar na profissão. Outra filha, jornalista, vendia sabonetes, até que conseguiu trabalhar na profissão escolhida. Coisasa do Brasil. Não desista. Insista que você vencerá.

    Obrigado pelo link ao meu site, o ALMA CARIOCA. Estou favoritando seu blog.

    Grande abraço e bom fim de semana.

    Paulo Afonso

     
  • At 10:08 AM, Blogger Unknown said…

    Antes que eu esqueça, um conselho de quem tem um pouco mais de experiência: nunca diga que algo não vai dar certo. Se fizer isso, você já estará decretando que não dará certo, e não dará mesmo. Pois foi você quem disse. Isso é científico.

    Muitas pessoas começam um regime para emagrecer dizendo: "vou fazer por fazer, sei que não vou emagrecer". Esse comando é passado para todas as suas células. Ao contrário do que muita gente imagina, elas têm inteligência e sabem trabalhar sozinhas. E farão tudo para atender ao que foram ordenadas. Não vão permitir o emagrecimento.

    Daí a importância do pensamento positivo. Acreditar sempre. E ir em frente.

    Desculpe pelo conselho, mas não resisti. Quem manda ter o mesmo nome e idade da minha filha (rs).

     

Postar um comentário

<< Home