Blog by Dani

quinta-feira, setembro 15, 2005

Onde há fumaça...


Não tenho nada contra quem fuma, desde que não o faça perto de mim. É extremamente desagradável para um não fumante estar num local, ainda que não totalmente fechado, e ter de inspirar aquela fumaceira sufocante. Na verdade sou contra o vício do cigarro que, afinal de contas, é uma droga como outra qualquer. Se a coisa vicia e causa danos ao organismo, pode perfeitamente ser integrada ao rol das drogas. E é a mais sorrateira de todas: não é considerada ilegal e seus efeitos são lentos e devastadores.
É inacreditável que, com toda a informação a que se tem acesso nos dias de hoje, o tabagismo ainda encontre adeptos, e dispostos a pagar para se envenenar.
Meu pai é fumante desde os 13 anos. É uma pessoa inteligente, culta, informada. Foge ao meu entendimento como alguém instruído, informado, ciente dos malefícios do fumo, pode insistir em manter este péssimo hábito, deixando anos de vida virarem fumaça - literalmente. Bem sabemos que o vício (qualquer que seja ele) arrebanha tipos diferentes de pessoas, independentemente de idade, classe social ou escolaridade, mas penso se o instinto de sobrevivência não grita por socorro. O pulmão é o órgão mais prejudicado, mas todo o conjunto padece: o cigarro pode agravar drasticamente problemas cardíacos, amarela os dentes, provoca halitose, emagrece de forma doentia. Pesquisas já comprovaram que o hábito de fumar pode subtrair até 10 anos da vida de uma pessoa. Já os fumantes passivos têm 30% de chances de desenvolver um câncer ou outras doenças ocasionadas pelo cigarro. Para alguns fumantes, nem mesmo a constatação desta degeneração física ou a insistência da família parecem dissuadi-los do vício.
Dia desses, numa entrevista, ao ser perguntado por que ainda fumava, o ator Paulo Autran respondeu, placidamente: “Porque sou burro”. Ao menos é consciente.

9 Comments:

  • At 6:45 PM, Blogger Unknown said…

    Fumei até 1987. Abandonar o cigarro foi a melhor coisa que fiz em benefício da minha saúde.

    Mais um conselho: Obrigue, a quem escreve um comentário, a repetir aquelas letrinhas tortas que garantem a procedência da mensagem. Evita que robots, como esse que postou em inglês, usem o seu blog para criar referência para eles nos sites de busca. Diariamnt deleto dezenas deles no Livro de Visitas do Alma Carioca. No "Barquinho" coloquei as letrinhas.

     
  • At 1:01 AM, Anonymous Anônimo said…

    Os vícios são o exercício do direito de se degradar pelo simples prazer de fazê-lo... Isso é o que eu penso....
    Uma vez, em uma conversa com um amigo meu que é fumante e amante de bebidas alcoólicas ouvi um comentário que me fez pensar... Esse meu amigo disse o seguinte: "Eu gosto de fumar e de beber... Eu sei que faz mal e que se eu não parar, vou morrer pelo menos uns 6 anos mais cedo... Mas acho que vale a pena... Se eu parar de fumar e beber vou viver mais, mas não vai ter a mesma graça... Melhor é poder viver fumando e bebendo, fazendo tudo o que gosto... Entre viver uma vida com tudo o que gosto e viver uma vida sem graça 6 anos mais longa, prefiro viver uma vida com tudo o que gosto..."
    Por pior que seja, não se pode negar que há uma certa lógica nesse pensamento... hehehe

     
  • At 8:21 AM, Blogger Unknown said…

    "Prefiro viver uma vida com tudo o que gosto." Esta frase diz tudo. Então, vamos substituir as coisas de que gostamos, e nos fazem mal, por coisas de que também gostaremos e não serão nocivas à saúde. Que tal trocar o cigarro por uma pescaria?

    Parei de fumar e continuo bebendo café. O café me faz dormir melhor, ao contrário do leite, que me dá insônia. Parece que ando na contramão do mundo.

     
  • At 10:02 AM, Anonymous Anônimo said…

    "Os vícios são o exercício do direito de se degradar pelo simples prazer de fazê-lo..." "...Mas acho que vale a pena... Se eu parar de fumar e beber vou viver mais, mas não vai ter a mesma graça...".

    Estas frases citadas acima realmente me fazem refletir sobre a vida, e o direito à vida. Será que todo mundo tem o "direito" de se degradar, de morrer aos poucos, todos os dias?
    Talvez a pessoa que disse que a vida não vai ter a mesma graça se não beber e fumar, não tenha nada a fazer de bom na vida. Não deve ter filhos para cuidar, não deve ter esposa, nem família. Não deve conhecer uma boa leitura, e principalmente, não deve ser querido por todos.
    Eu nunca fumei na vida, mas tenho diversos motivos para viver mais. Quero me casar e ter filhos com a mulher que eu amo, né Dani?
    Quero poder compartilhar mais as amizades, passear mais, produzir mais.
    Se a vida da pessoa é tão ruim que não valha a pena viver mais, que tente encontrar alguma razão de vida, não coisas que só fazem mal à saúde.
    Acho que quem sofre mais com o fumo são as pessoas que rodeiam o fumante, pois querem o bem dele.
    O Fumo é uma droga, como diz bem o texto do blog, só que permitida. Talvez só seja permitida porque gere tributos ao governo. O Pior de tudo é que o governo não faz nada para combater este mal. Deixo aqui minha opinião: Por que não usam todos os recursos dos tributos para aplicar no tratamento das vítimas do fumo?
    Parabéns pelo Blog, Dani. Estou adorando mesmo.

     
  • At 10:09 AM, Anonymous Anônimo said…

    Avançando um pouco mais sobre o tema, acredito que os fumantes estejam divididos em dois grupos. Em um grupo estão os que gostam de fumar por prazer, e que não pensam em parar, e em outro grupo, os que fumam, mas não conseguem parar.
    Para os que não querem parar, que se conscientizem rapidamente. Para os que não conseguem parar, que sejam ajudados com o apoio da família e dos amigos, e em casos mais específicos, com ajuda médica.

     
  • At 10:38 AM, Blogger Unknown said…

    Leleco, parabéns pela namorada. O texto da Dani, perfeito, mostra mais do que possa parecer. Nota-se que é uma menina que foi muito bem educada e preparada, enfrentando os problemas que todos enfrentam neste país tão injusto, mas com capacidade, tenacidade e juventude não há obstáculos que não possam ser vencidos. Parabéns aos dois.

     
  • At 10:58 AM, Blogger Venerando Filho said…

    Parei no segundo enfarte, finzinho dos anos 70, após uns 40 anos de tabagismo. Sem sofrimento, sem angústias, sem pesadelos e sem balinhas para disfarçar a vontade de fumar. Simplesmente parei. Talvez devido ao medo de morrer ou qualquer coisa parecida. Mas, o importante, parei.
    Não me promovo, poucas pessoas sabem disso e não reclamo dos fumantes que me cercam (embora, hoje em dia, me incomodem).
    Veja, minha cara Dani, que já não sou tão garoto assim; é só fazer umas continhas (não precisa nem ser bom em aritmética) que você chega lá. Meu neto mais velho já fez dezoito anos.
    Isso tudo para agradecer sua visita ao Blog do Venerando; que passa, a partir de hoje, a acompanhá-la no Blog by Dani. Gostei de tudo, em especial a matéria sobre seus amigos de faculdade; imagine quantos já perdi por motivos diversos. Depois tratamos dessa questão; fiquei velho e chorão de pois de um AVC.

    Abraços agradecidos , por conhecê-la, do
    Venerando Filho
    procurandoacha@terra.com.br

     
  • At 11:33 AM, Anonymous Anônimo said…

    Acho que a maioria das pessoas já sabem do mal que o cigarro causa.
    Mas quero apenas fazer uma retificação do meu primeiro comentário. Ao invés de usar os tributos no auxílio às vítimas desse mal, fumantes ativos ou passivos, que tal obrigar as empresas fabricantes de cigarros a dar assistência as vítimas?
    Obrigado pelo comentário, Paulo Afonso.
    Sou um homem de sorte mesmo. O que falta neste país são pessoas conscientes e bem educadas. Falta família para todos.
    Mas tenho esperança de atingirmos um futuro melhor.
    Um abraço a todos.

     
  • At 12:09 PM, Blogger Dani said…

    Parabenizo quem deixou o cigarro por uma melhor qualidade de vida, com mais saúde. Agora só falta convencer o meu pai a abandonar o veneno... mas esta proeza ainda não consegui. Continuarei tentando!

     

Postar um comentário

<< Home