Blog by Dani

terça-feira, setembro 25, 2007

Bichos participativos

..
Desde pequenininha, sou fissurada por bichos. Sou contra maltratarem qualquer animal, seja ele doméstico ou selvagem, de rua, de circo ou de zoológico. Fiquei de coração partido ao ver, no Zôo do Rio, um urso maníaco que só fazia o mesmo trajeto dentro da jaula, mesmo tendo mais espaço para andar. Vi também um lince que grunhia dramaticamente, e um leão apático que nem abria os olhos quando as pessoas se aproximavam. Zoológico é legal, mas é também um lugar muito triste. Circo, então, é tenebroso. Felizmente, em alguns lugares no Brasil, o uso de animais como atração circense está proibido. Tomara que seja assim em todo lugar.
.
.
Mas então... sempre gostei muito de bichos, mas para ter como bicho de estimação, só gato ou cachorro. Cada pessoa tem suas preferências, é claro, mas eu nunca quis bichinhos com os quais eu não pudesse brincar e que não desse para apertar, abraçar ou estabelecer uma "comunicação" mais direta. Cães e gatos são mais "participativos", parecem entender mais o que a gente diz e ensina para eles. (Samuca, o meu "caçula", é um caso raro na natureza: você diz para ele "não pula", e ele prega as patas na sua camisa branca. Diz para ele "não me beija!", e sluuuuuurp... Mas tem os olhinhos mais meigos que eu já vi, e isso compensa tudo.)
.
Não vejo graça em ter passarinho - principalmente pelo fato de que são prisioneiros dos próprios "donos -, nem peixe, nem cavalo, nem aqueles hamsters que ficam correndo naquelas rodinhas dentro da gaiola. Os coelhos são ariscos, e não têm muita expressão nos olhos, dão sempre a impressão de que "não estão nem aí" para ninguém. Iguanas e répteis em geral... acho que nem preciso dizer que ninguém jamais vai me ver atracada com uma.
.
(Tudo bem, há casos interessantes de gente que conseguiu travar amizades raras com cavalos ou aves. Um amigo do meu pai tinha uma galinha de estimação que ficava na janela esperando o cara chegar. Quando o sujeito virava a esquina, a bicha se sacolejava toda, batia as asas e danava a cacarejar de felicidade. Mal ele abria a porta, ela vinha rodopiando na direção dele, coisa de louco.)
.
.
Os gatos, embora mais independentes e meio interesseiros, também demonstram afeto e são lindos, charmosíssimos, incrivelmente elegantes. Já tive seis de uma vez só - a mãe e seus seis filhotes. Como meus peludos não toleram felinos, não posso mais tê-los em casa.
Os cachorros - mais do que os gatos, até -sempre parecem tentar compreender o que estamos dizendo, e manifestam seu carinho de forma muito efusiva: balançam a cauda, latem, lambem nosso rosto e mãos, encostam a cabeça nos nossos joelhos, dão a patinha peluda. Às vezes parecem até sorrir. E aquele olhar carinhoso? Um peixe não me olharia assim, com toda a certeza.
.
Adoro dar banho em cachorro, passar xampu, escovar e tal. Provavelmente jamais faria isso com um papagaio. Botar um cavalo no colo, nem pensar. Bater papo com rato, só em desenho animado.
.
Por isso é que, com exceção de algumas raças, prefiro os cachorros e os gatos. Galinha e peixe... só no prato.
.

Marcadores: ,

5 Comments:

  • At 4:27 PM, Blogger Vi e falei said…

    Eu amo gatos. Mas o maridão é alérgico a gatos e cachorros...dai fico na saudades.

     
  • At 4:50 PM, Blogger Chris said…

    Oi, Dani! Acho os bichinhos muito bonitinhos e tal, mas não tenho paciência para cuidá-los. Então, prefiro não tê-los... além disso, tanto eu quanto meu marido temos alergia a pêlos.
    Mas se eu dia eu decidir ter um, com certeza vai ser um cachorro. Eu não posso ver alguém na rua vendendo um filhote (aqui tem em quase todas as praças) que fico morrendo de pena do bichinho... meu marido fica me sacaneando e falando "Tadinho, não tem mãe. Ele tá tristinho, acho que não estão cuidando bem dele. Olha só essa carinha", etc... só pra me provocar porque ele sabe que por pouco eu não saio correndo pra levar o bichinho pra casa. :-P
    Bjo!

     
  • At 6:18 PM, Blogger Leleco said…

    Dani,

    Peixes e aves só no prato mesmo...rs

    Adoro cachorro. São carinhosos demais com os donos, uma verdadeira companhia.

    Seus dois "filhotinhos" são muito bons e dóceis.

    Quanto aos gatos, eu tinha uma certa implicância, pois achava-os interesseiros. Mas quando passaei a conviver com um, mudei de opinião, pois sempre foi carinhoso e muito brincalhão. São bichos até mais higiênicos.

    Acho que os bichos selvagens não devem ficar em gaiolas, mesmo que grandes. Seu lugar é na natureza.

    Tenho raiva de quem maltrata esses pobres bichinhos.

    TE AMO, MEU AMOR!!!

    Mil beijões, princesinha linda,
    Leleco

     
  • At 6:37 PM, Blogger Barbara Lucas said…

    eu não curto muito gatos... mas tenho dois cachorros, um casalzinho lindo, guaipecas, pretinhos

     
  • At 2:42 PM, Blogger Adri said…

    Já falei uma vez no meu blog e repito: prefiro animais a pessoas.

     

Postar um comentário

<< Home