Blog by Dani

segunda-feira, outubro 05, 2009

Noites (e dias) de tormenta

.
.
Ultimamente tenho usado muitas metáforas.

Sempre me perguntei quem as teria criado, e com que finalidade.

Agora entendo. Algumas coisas são muito duras ou difíceis de se dizer em sua forma crua, original. E as metáforas agem como eufemismos mais complexos, capazes de traduzir a vida de uma forma mais poética.

Descobri que me sinto mais à vontade fazendo uso desses recursos do que exprimindo as verdades claramente. Algumas verdades, quando ditas assim, na lata, parecem tão banais...

Dar a elas um sentido mais fantasioso faz com que pareçam mais expressivas, mais cheias de significado.

E hoje, especificamente hoje, eu me sinto como quem sai de uma tempestade, daquelas com raios, ventos, mini furacões. Ainda meio encharcada, enlameada, cansada de procurar abrigo, mas disposta a encontrar um lugar seco para passar a noite.

Não tenho aonde ir, ainda ando sem destino. A casa em que eu morava foi sendo demolida pouco a pouco, e um dia, quando eu vi, já estava na rua, à mercê das intempéries. Enquanto o tempo estava bom, eu me aquecia no sol e ia levando. Mas um dia o tempo mudou, vieram as chuvas, os ventos cortantes, o granizo.

Acabei me dando conta de quantas pessoas se encontravam nesta mesma situação, mas muitas parecem perfeitamente adaptadas. Conformadas, inclusive. Pois eu não me acostumo com isso, recuso-me a levar esta vida vazia, enfrentando uma tormenta por dia. Nem sempre faz sol, mas mesmo quando faz, eu fico ansiosa, aguardando pelo próximo dilúvio. Mesmo nos dias mais luminosos há sempre o perigo iminente de uma tempestade.

É difícil viver num clima tão inóspito.

Marcadores:

6 Comments:

  • At 5:42 PM, Blogger Jôka P. said…

    Calma, Dani!!!
    Sabe aquele papo de que "depois da tempestade vem sempre a bonança"?
    Então.

     
  • At 6:56 PM, Blogger Lis Faino said…

    Cara, fotografe nem que seja como distração. Uma hora acaba acontecendo... tantos colegas que não começaram trabalhando com isso. Eu mesmo! Comecei tímida, fotografando meus filhos, ai os amigos viam, pediam pra fotografar os deles. Ainda não tenho trabalho todos os dias, mas minha hora chegará.
    Adorei o texto. Visito seu blog desde o tempo que eu tinha o Mulher de Fases.
    Beijo!

     
  • At 1:46 AM, Blogger Angela Ursa said…

    Olá, Dani. Vim retribuir a visita e oferecer uma oca para você na Floresta sempre que precisar descansar das tempestades da vida.
    Vi que você é carioca também. Moro fora do Rio desde 1998. Abraços florestais da Angela Ursa!

     
  • At 10:12 AM, Blogger Sérgio said…

    Dani...
    segure a onda, mantenha-se firme que qq dia desses será apenas de sol e luz na sua vida..
    Força garota..
    Bj

     
  • At 5:47 PM, Blogger Chris said…

    Nossa, Dani! Espero que as coisas melhorem. Eu me sentia assim quando morava no Rio. A cidade é linda, mas o stress provocado pelo trânsito e pelo medo da violência não deixam a gente aproveitar tanto quanto gostaríamos. Bom mesmo e ir ao Rio de férias. :-))) Bjo!

     
  • At 1:51 PM, Blogger Questão Fundamental said…

    Depois da tempestade vem a ambulância. (odeio escrever com o leptop nas pernas).

     

Postar um comentário

<< Home